sexta-feira, 8 de maio de 2015

Feliz Dia das Mães

Feliz Dia das Mães!!!
Para homenagear todas nós mães, fiquei mais inspirada ao ler uma reportagem da CNN de maio de 2014, e assim celebrar as mulheres que aceitaram seus cinzas prateados e fazer uma homenagem ao dia das mães: como elas, as mamães, tem forte poder de influenciar a maneira como nós cuidamos de nós mesmas e de nossas crias.


"Nossas mães e as mulheres que admiramos nos ensinam as  primeiras lições de beleza e cuidado, e higiene pessoal. Elas nos dizem se é aceitável sair de casa sem o batom, um rosto maquiado, cabelo bem penteado ou pernas e axilas depiladas. Eles enviam essas mensagens tanto indiretamente, através de seus próprios rituais de beleza, e diretamente, com uma crítica bem colocada: "Não, você não está saindo desse jeito!"  Em última análise, o que decidirmos fazer como adultos se resume na nossa escolha individual e nos ideais de beleza, mas rotinas de cuidado pessoal e beleza das nossas mãe podem ficar com a gente à medida que nós envelhecemos, especialmente quando se trata de cabelos grisalhos."


Algumas filhas se rebelam contra os rituais de cuidado e beleza de suas mães enquanto outras os copiam.  No artigo da CNN, mulheres em seus 20 e 30 anos resolvem não pintar seus cabelos quando aparecem os prateados, e os motivos são variados: não querem seguir a rotina de pintar o cabelo que suas mães tiveram; adoram a naturalidade e a confiança de suas mães prateadas  e assim deixam crescer os prateados; estilo de vida; stress pós-parto e aceitar a transformação que trouxe a maternidade e maternagem nos primeiros anos; e mudança de emprego e carreira, representando a experiencia e reconhecimento de uma jornada da vida; ou simplesmente porque acha lindo e recompensador,  querem se destacar da multidão e mostrar para suas mães que seus grisalhos são maravilhosos.

 Duas mulheres simplesmente incríveis, minha avó e minha mãe continuam tendo uma força por detrás da minha escolha sobre cuidados pessoais, e meu cabelo. Uma vez por mês, mamãe e vovó junto comigo e com minha irmã, no fim de semana, faziamos lindos rituais de tratamento de beleza em casa, com direito à massagem corporal e capilar,  tranças coloridas com fitas, muito humor/brincadeira e carinho, cócegas e cuidado feminino. Minha avó querida deixou seus cabelos cacheadinhos ao natural, nunca saiu de casa despenteada e sem seu batom vermelho que combinava  com seus cachos prateados. Vovó sempre usava produtos e tratamentos naturais para o cabelo: máscara de ovo e óleo de coco, banho de casca de cebola e camomila, vinagre de maçã, e assim vai. Ela dizia com sabedoria, o que "o meu cabelo come o que eu como também". Já minha mãe, diferente da minha avó, se rendeu, assim como minhas tias, ao uso de  tintura do cabelo, pressão da sociedade talvez, e por vaidade e sempre parecer jovial. Todo mês/ou acada 15 dias tem que retocar as raízes prateadas por anos a fio,  sempre pintando seus cabelos em casa até hoje. Mas igual à minha avó, minha mãe não dispensa seu batom para sair na rua, e adora cremes e um bom perfume francês, apesar de ter me confessado várias vezes ser louca para deixar vir seus prateados, sem ter aquela coragem ainda para fazer essa mudança no seu visual. Até pouco tempo atrás, eu mesma pintava meu cabelo em casa,  como minha mãe, mas sempre quis deixar meu cabelo voltar a ser natural também, o batom eu dispenso, mas gosto de passar  óleo de coco pelo corpo e cabelo, e de vez em quando ainda faço algum ritual de spa at home. Não mencionei antes, mas tive duas sogras queridas na minha vida, mães maravilhosas, a mãe do meu marido, já falecida, mas que pintava seus cabelinhos curtinhos e a mãe do meu ex, que não pintava seus cabelos branquinhos de jeito nenhum, e essa dicotomia da tintura sempre se perpetuou na minha vida. A "maternidade/ parto e stress pós parto/ amamentação/ pouco sono" me deram a coragem e a oportunidae de ver que minha avó deixou um legado forte em mim, em termos de deixar "vir meus brancos sem medo de ser feliz com eles". Sei que minha filha me observa e me copia em tudo que faço, o que ensino a ela e como realizo diariamente meu cuidado pessoal terá um peso nas suas escolhas. Por isso, tenho completa consciencia que minha escolha em deixar meus prateados virem com confiança e alegria pode ajudá-la a ter mais confiança em si mesma e em suas escolhas no futuro. Assim, ao honrar meus prateados sinto que eu também honro nossas antepassadas e descendentes, as mães que geraram minha avó, minha mãe, a mim e  minha filha, e as mães que ainda estão por vir...

Ao pentear, escovar, trançar  e lavar  nossos cabelos na infancia, nossas mães acariciaram nossa alma, ninaram nosso coração e acalmaram nossas mentes. Os cabelos e seus cuidados são parte de nossa ligação com nossas ancestrais, através deles podemos criar uma relação forte filha-mãe, e crescer com essa intimidade maravilhosa! Celebremos esta relação sagrada neste dia especial!

E você que lê esta postagem, como foi esse cuidado desde a infância, sua mãe e outras mulheres tiveram um papel importante na sua escolha de deixar o seu cabelo prateado ou não?  Compartilhe com a gente sua experiencia e aproveite para honrar e celebrar o papel de sua mãe e das mulheres que você admira em suas escolhas pessoais!!


Nossa singela homenagem e felicidades a todas as mamães que nos cuidaram com tanto amor, a todas que deixaram vir seus prateados e às que pintam seus prateados também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário