segunda-feira, 4 de maio de 2015

Estrelas prateadas: Cinzas no céu e a Via Láctea

"Uma menina de temperamento forte ficou tão furiosa quando sua mãe não lhe deu qualquer pedaço de uma deliciosa raiz assada, que ela pegou as raízes da fogueira e as lançou junto com as cinzas para o céu, onde as raízes vermelhas e brancas agora brilham como estrelas vermelhas e brancas, e as cinzas são a Via Láctea. Dornan, 1925 (The Bushmen)
 


Existem mitos de criação que valem ouro. Este mito de criação da Via Láctea, da África do Sul é simplesmente maravilhoso por dois motivos: 1. as cinzas viraram a via Láctea. 2. uma menina furiosa foi quem gerou o universo!

Agora se as estrelas prateadas são atos femininos, que vem da energia da fúria, da criação, isso todo mundo sabe. Que nossas cinzas na cabeça sejam bençãos das cinzas espalhadas pela menina furiosa dentro de nós, e que gerou uma constelação inteira, um universo que brilha em nossas cabeças!

Aloha, o mais legal de tudo é que a minha amiga prateada Sulafricana, Tina Schouw fez uma canção especialmente deliciosa sobre este mito Zulu da criação da Via Láctea no seu CD "The goodnight Songs" faixa 4 Cinzas no Céu: Ashes in the Sky. Este CD é uma jóia rara cheio de poesia e canções de ninar maravilhosas. Duas delas, uma sobre o cometa Halley "Halley's Comet" e outra sobre a lua, "Beautiful Moon" são de arrepiar, rastros prateados de uma menina talentosa. Viva Tina, minha vida é melhor porque você existe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário