domingo, 17 de maio de 2015

Mulheres Prateadas: 5 mitos sobre cabelos grisalhos que precisam ser desmascarados


Se alguém ainda tem dúvida, precisa de um empurrão, e quer quebrar o preconceito e os mitos sobre mulheres prateadas, aqui um tiragosto para iniciar a discussão:

 

   a)    Ter cabelo branco dá à mulher uma aparência de mais velha
O poder estético dos cabelos grisalhos revelando a idade feminina, este é o primeiro mito que devemos desmascarar. Mulheres que assumiram seus brancos aparentam a idade que tem, não ficam mais  velhas porque tem cabelo branco. E se elas pintam é para parecer mais jovem do que são de verdade, certo??? Durante anos, Penelope pintou seu cabelo de castanho e todos achavam que ela tinha alguns 20 anos a menos de sua idade. No entanto quando ela parou de pintar o cabelo, e vieram os cinzas na cabeça, todos deram somente 5 anos a menos de sua idade verdadeira. Ela envelheceu mais por isso? Não!

   b)   Cabelo grisalho é sinônimo de desleixo e descuido
Existem muitos casos de cabelos pintados que são puro desleixo. O cuidado com os cabelos prateados é até menos custoso e assim fica mais fácil cuidar deles do que um cabelo com permanente, com alisamento, com tintura química. E os cortes de cabelo podem e devem ser de acordo com o volume do fio e o biótipo da pessoa. Ter cabelos naturais, cor de sal com pimenta, platinado ou prateado, sejam curtos ou longos, desde que limpos, ajuda  na sensação de que está sempre com o cabelo arrumado, um ar de distinção, chique e elegante.

c)    Fica feia ter cabelo branco
Olhando a  foto de Penelope Cruz com seus cabelos brancos, fica fácil quebrar este mito. Feio e bonito são qualidades que estão nos olhos das pessoas e varia de acordo com a moda do momento. No século 18 , ter cabelo branco era a moda dos cabelos de nobres.  No século 21, o ar natural dos cabelos e da pele é que são fashionable. Cabelos prateados são naturais. Feio seria esconder os brancos porque sentimos vergonha deles existirem em nós, não é mesmo? E se fossemos cegos (de preconceitos), tanto faz se temos cabelos prateados ou não, o que importa é o cheiro, o tato, carinho e o afeto, e o sentimetno que temos quando sentimos o cabelo. E se fossemos todos carecas???

d)   Mulher grisalha não vai conseguir o emprego se competir com mulher de cabelo pintado
Quem já não ouviu esta? Muitas mulheres acreditam nisso, que seu cabelo prateado vai impedi-las de achar um lugar no mercado. Preconceitos a parte, esta é uma conseqüência da perpetuação dos mitos acima mencionados, do universo feminino, onde mulheres pensam que são consideradas menos aptas se aparentarem mais velhas, ou mais feias por terem cabelos brancos. Quantas mulheres prateadas assumem posição de prestigio e poder, e são reconhecidas pelo trabalho que realizam, de top models,  presidentes de empresa, revistas de moda, e de organismos internacionais? Com certeza que pessoas inseguras tendem a ter menos chance no mercado, e que pessoas mais confiantes em si mesmas são mais requisitadas para assumir cargos de poder e de liderança.  Se mulheres inseguras pintam o cabelo branco para se sentirem mais confiantes, enquanto mulheres que assumem seus cabelos prateados são inerentemente mais confiantes em si mesmas, assim, a chance de se ganhar um emprego  top notch fica maior do lado das prateadas bem assumidas que se sentem confiantes e com tempo mais livre para fazer o que mais gostam no trabalho, com sua  família, tempo de lazer e menos tempo retocando raízes em casa ou no salão.

e)    Mulher prateada não vai conseguir arrumar homem
Este mito é um mix dos mitos mencionados acima, percepções que o cabelo da mulher simboliza sua força de atração, beleza, capacidade de reprodução e erotismo. Sem dúvida que conseguir um  homem que se preste para casar é difícil... mas em alguns casos, significa muitos sacrificios da mulher que quer ser uma mamífera reprodutora, além dos cuidados corporais, vem o cuidado mais especial com o cabelo:  "se eu pintar meus cabelos? E se der volume, etc?  Femme fatalle? Ficar mais atraente, com cores mais intensas chamam mais atenção ou com cores mais nos tons pasteis, textura, cheiro, etc?" Ficamos escravas do querer masculino de acordo com a moda vigente, porque o poder de atração que o cabelo tem do sexo oposto é algo bem conhecido.  Em algumas culturas, o corpo da mulher casada incluindo seu cabelo se torna propriedade do marido, sendo que a mulher que “conseguiu ser capturada pelo homem” não pode cortar sua cabeleira e deve escondê-la atrás de véus.  Em outras culturas, a mulher casada deve raspar sua cabeça para assim afastar os olhos de outros homens sobre ela. Bem, se a questão do cabelo na mulher mexe com o fetichismo masculino, isso tem a ver com conceitos de beleza e os padrões de beleza mudam com o tempo e a moda.  No Século 18, os cabelos grisalhos e esbranquiçado eram vistos como sexy e erótico! No fim do século 20, os cabelos grisalhos são vistos como cabelos de mulheres mais maduras, em termos de capacidade reprodutiva, simboliza uma mulher que poderia ter dificuldade ou não de ter filhos, em teoria afastando homens interessados em formar uma família? No entanto, cada vez mais mulheres estão tendo filhos em idades mais avançadas, depois dos 40! Assim não existe nenhum estudo que mostre a correlação de cabelos grisalhos na idade reprodutiva e como eles afetam a capacidade das mulheres engravidarem, afastando a hipótese que mulher prateada em idade reprodutiva é menos fértil. Tem mulheres prateadas que são puro erotismo, ligada ao fator confiança, e o grau de relaxamento/paz interior/aceitação do seu corpo e cabelo/autoestima elevada é o que no fim ajudar trazer prazer a mulher sexualmente ativa.... o que faz uma mulher ser mais relaxada consigo mesma, e mais cheia de força sexual? Com certeza que as prateadas tem algo sexy sobre como elas lidam com seus cabelos... Além disso, a moda 2015 está do lado das mulheres que assumem seus fios naturalmente cinza: assim, prateadas, cor de pimenta com sal, e de plátina de cabelos volumosos, crespos, lisos ou fininhos, longos, médios, repicados, curtos, etc, desde que apareçam seus brancos, estão em alta demanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário