segunda-feira, 4 de maio de 2015

Kate Middleton, maternagem e cabelos prateados?

Quando saiu a noticia do nascimento da nova princesa britanica, hurray, todo mundo celebrou e a atenção da mídia mundial saiu dos cabelos da Kate Middleton! Durante a gravidez, o comportamento da duquesa foi do tipo:  I have better things to do than only touch up my hair, like care for my baby's health, ok? Ela deixou de pintar seus lindos cabelos durante o periodo que ficou grávida de George, durante sua amamentação e durante a sua segunda gravidez da princesinha.
Aí a realeza britanica foi alvo de críticas da mídia somente porque apareceu com pequenos pedaços de cabelo grisalho que não foram retocados durante a gravidez. E com os fios prateados à meia mostra, a imprensa caiu matando em cima dela pelo fato de deixar crescer os cabelos naturais e o velho conhecido preconceito pelos fios brancos foi um banquete que a imprensa parece gostar de degustar.

Aqui a reportagem que destaca os grisalhos da duquesa, mas sinceramente será que Kate Middleton poderia ter aderido à nova onda de cabelos grisalhosprateado, se não fosse a pressão sobre ela de sempre aparecer  com seus fios coloridos articificialmente, mesmo que seus prateados despontaram lindamente nos seus poucos 33 anos? A reportagem que saiu recente, também discute que hoje existe uma tendencia de se deixar o cabelo ser mais natural entre as mães, durante a gravidez e o puerpério. Aí a pergunta central desta postagem: Por que será que cada dia mais mães grávidas e amamentando resolvem parar de pintar o cabelo, hein?

Essa decisão de parar de pintar a cabeleira foi assim para mim, a gravidez e o puerpério convidaram os meus cabelos prateados a ficarem por mais tempo, e  eles proliferaram com a  amamentação e pouco sono. Bem, como a maioria de nós não é princesa/nobre e o holofotes não ficam na nossa cara a todo momento, a  não ser que sejamos celebridade um dia, podemos e tivemos a alegria de usar o momento da maternidade para nos transformar. Mas aí vem a perguntinha: Como as tinturas  no seu cabelo podem afetar seu bebe?


 Ainda temos muitas dúvidas quanto como isso ocorre, mas certamente, eu não comeria tintura para dar cor ao meu cabelo! Afinal, quem quer comer veneno  mutagenico  nem para ser alimento de cabelo? Pigmentos articiais precisam entrar no cabelo, por fora dele, e isso exige que o cabelo seja aberto, literalmente para que o pigmento se fixe. O cabelo come substancias toxicas com a tintura e acabem indo para a corrente sanguinea, e aí, para o bebe.... Vc gostaria que seu bebe comesse veneno?  Somente esta pergunta rende uma outra postagem. Mas nesta postagem, queria chamar a atenção que a maternidade é sim uma oportunidade para sermos mais  saudáveis, e cuidarmos de nós mesmas e ficarmos em paz com nossos fios. Entender que o processo do relógio melatogênico já começou e acelerou com a gravidez e a maternidade.

O que é relógio melatogênico? O cabelo mede o nosso tempo e é um indicador da sua idade, esse relógio tem a ver com os pigmentos que precisam de hormonios para serem fixados na raiz do foliculo. Primeiro, o cabelo, durante a gravidez, sofre muitas transformações, devido às alterações de hormônios, algumas irreversíveis, como o surgimento e o crescimento de cabelos prateados, e aumento /crescimento dos fios e até queda de cabelos. Ou seja, conforme este video mostra as fases do cabelo, os hormonios ditam muito do que o cabelo faz ou deixa de fazer, assim como alterações do ferro no sangue,  pois ele faz parte do pigmento Melanina. E a gravidez e a amamentacão, e o sono/ ou falta dele, junto com anemia durante a gravidez e puerpério, sem dúvida alguma, muda a taxa de hormonios que produzem e concentram melanina, e o tipo de pigmento depende da concentração de ferro que faz parte natural do cabelo. Os hormonios da gravidez transformam o corpo todo: descobri hoje, ao finalmente andar de bike depois de mais de dois anos sem por a mão no guidão, ao colocar meus sapatos de bike e  antigo capacete, que meus pés e a minha cabeça, junto com a minha cabeleira, tinham aumentado de tamanho depois que engravidei da Mel, o pé no comprimento e a cabeça na circunferencia, ou seja, estes hormonios não estão de brincadeira, não.

Segundo, existem hormonios que concentram melanina no corpo, como uma resposta ao nivel de energia  e do tempo que o corpo carrega, e os cabelos/pelos é o lugar onde o excesso de melanina deveria ocorrer como forma de excressão.  Durante a gravidez, a melanina é adicionada ao bebe, e pouco sobra na mãe. Isso mesmo, a melanina e sua concentração no cabelo indica muitas vezes o nível de  energia e stress físico, emocional e mental que vivemos. Quanto mais energia gastamos, menos melanina, e durante a gravidez, gastamos muita energia, para produzir nova vida, e na amamentação então!! 
 Já que estamos falando da Inglaterra, um pesquisador Dr. Desmond Tobin, da  Universidade de Bradford,  sugere que o cabelo fica cinza por causa da idade e genética, em que os genes regulam o esgotamento do potencial pigmentar de cada folículo piloso. Isto ocorre a taxas diferentes em diferentes folículos pilosos, e no lugar do pigmento, o fio se enche de bolhas minusculas de ar, deixando-o translucido, cinza, ou branco. Para algumas pessoas isso ocorre rapidamente, enquanto em outros, ocorre lentamente ao longo de várias décadas. 
Terceiro, juntamente durante a gravidez e depois, há fatores intrísicos e extrínsicos que favorecem o aparecimento de cabelos sem pigmento, tais como:

  Fatores intrísicos: 
    Genética
    Hormônios (na gravidez isso é o que mais transforma o cabelo)
    Distribuição corporal
    Idade

Os fatores extrínsecos:
    Clima
    Poluentes
    Stress
    Exposição a substâncias químicas tóxicas e radiação


O que os branquinhos de Kate Middleton nos mostram é que o cabelo nasce branco, seja em plebeus ou em nobres, e a cor que quereemos que eles fiquem depende da nossa herança familiar, da condição ligada à maternidade, do nosso meio ambiente e da nossa vontade pessoal. Eu escolhi os prateados cheios de bolhas de ar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário